Muitas pessoas dependem apenas do INSS para se aposentar

Numa pesquisa elaborada pela Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) apontou que apenas 19% das pessoas planejam uma renda mensal para se manter ao final da sua vida laboral.

Essa pesquisa ouviu cerca de 2 mil pessoas que são funcionários de empresas em diferentes níveis hierárquicos de dez estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com essa pesquisa, apenas 16% são capacitados financeiramente, que significa que eles conseguem manter as contas em dia com sua remuneração mensal e ainda consegue criar planos para futuro e planejam com antecedência, e os 84% tem dificuldade para lidar com o dinheiro e acabam sofrendo por não ter conhecimento na área de finanças domésticas.

Segundo o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos “É necessário educar financeiramente os trabalhadores com urgência, para que possam ter sustentabilidade futura”.

Isso apresenta uma realidade que pode muitos idosos no futuro próximo que não conseguirá manter-se, pois estamos passando por uma eminente reforma da previdência, onde a sociedade irá se aposentar cada vez mais tarde, e se a sociedade não começar a planejar-se financeiramente entrará numa possível bola de neve, com empréstimos desenfreados para tentar se manterem.

Hoje existem diversas maneiras para poder se preparar para o futuro, e o planejamento financeiro deve ser levado em conta os sonhos e como conquista-los, mudando hábitos, comportamentos e costumes em relação ao dinheiro, até sexta-feira, está acontecendo a 6ª Semana ENEF, em diversos lugares do país, e melhor todas as atividades do ENEF são gratuitas e com isso, as pessoas poderão adquiri conhecimento e ferramentas para elaborar o seu orçamento financeiro.