Nova Lei que proíbe fumar em parques e praças na França, não agrada a todos

Foto/AFP

Nesta última quarta-feira, uma lei que proíbe fumar em parques e praças foi aprovada na capital francesa, Paris. A medida foi tomada pela prefeita, Anne Hidalgo.

O cidadão francês que não seguir esta ordem, será multado em € 38 e poderá subir para € 68 caso a bituca seja jogada no chão.

O governo justificou afirmando “ser um ato em prol da juventude”.

Muitos fumantes franceses, estão contra essa medida, pois na França há 16 milhões de fumantes.

Em 2006, a luta contra o cigarro literalmente começou, o tabaco foi proibido em locais fechados e abertos que acolhem o público, mas não se estendia para praças, jardins ou parques. A lei, era voltada para escolas, academias, pátios de instituições, e meios de transportes.

Dez anos depois, ficou proíbido fumar cigarro no carro, se houver um menor de 18 anos, com a pena de pagarem uma multa de 68 euros.

Falando com a Rede4News, um cidadão francês, Louis Arcand, criticou a medida do governo: “isso é limitar a liberdade do cidadão e exagerar em medidas realmente desnecessárias.”

Uma outra mulher que frequenta Parques na região, também afirmou que “não entende essa perseguição com os fumantes, já que bebidas são vendidas, e consumidas provocando muito mais danos.”

O governo espera que a lei que vigorará pelo menos em 52 parques de Paris se estenda para outros locais, espelhando-se na medida que outras cidades francesas já tomaram anteriormente.


Chadia Kobeissi

Jornalista formada no Líbano, em Beirute, com diploma revalidado pela USP e especialização em Civilização Árabe-Islâmica. Trabalhou como Correspondente Internacional para a Rfi, "Rádio França Internacional", que transmite também para a CBN do Brasil. Fundadora da Gazeta de Beirute, e autora do livro Estado Anti-Islâmico. Teve experiências incríveis em seus 8 anos de Oriente Médio, entendendo e desmistificando para o Ocidente, este outro lado do mundo.