O evento pode ser uma importante ferramenta de comunicação nas empresas

No mundo empresarial os eventos deixaram de ser há muito tempo um meio de confraternização ou uma festinha entre funcionários da empresa. Os eventos ganharam um papel importante na estratégia de comunicação empresarial, como diz a profissional de relações públicas Bruna Silva:

“O evento é uma ferramenta de comunicação estratégica. Antes de realizá-lo é importante fazer um estudo e identificar que este canal será o melhor meio para atingir o público-alvo. Quando identificado que o evento é o melhor meio,  é necessário planejá-lo e pensar em todas as metas e objetivos que serão alcançados com a sua realização, afinal o evento é uma estratégia de comunicação que pode ser aliada com a equipe de marketing, e assim além de comunicar a marca, vender o produto”, explica.

Diversos fatores diferenciam um evento em uma empresa de uma simples festa e auxiliam na comunicação  através desta ferramenta. Dentre eles: a freqüência que deverá se estratégica, como a marca será apresentada ao público, o que este evento deseja falar a esse público e quem é esse público.

“ Uma vez definido realizar um evento, é necessário identificar o público a ser atingido, quando será realizado, como e onde. Por exemplo, um evento para o público interno requer uma comunicação dentro da empresa como o mural, a intranet, etc, o local pode ser no salão de eventos da empresa e o evento pode ser uma confraternização de fim de ano, um café com o presidente, uma conferência ou ainda um simpósio. É importante não esquecer de destacar a marca da empresa nesse momento.  É necessário também, estar atento, ao conteúdo deste evento, a recepção de convidados, o que será oferecido, entre outros. Tudo isso, em busca de uma boa realização do evento, com o intuito de gerar resultados para a empresa”, completa.

O evento no mundo empresarial é uma oportunidade não só de conhecer a marca ou divulgá-la, como é um meio de ampliar a rede de contatos, como diz Isabella Mattos, empresária, 29 anos:

“Gosto muito de realizar e participar de eventos. Neles sempre aumento o meu networking e já consegui fechar muitos negócios com pessoas que conheci por lá. Sem falar, que os eventos vão além de ser simples festas, são oportunidades para as organizações mostrarem a sua marca, venderem o seu peixe e tudo de uma maneira natural e por vezes descontraída, o que acaba gerando resultados, pois os convidados acabam mais envolvidos com a mensagem passada. Lembrando que é necessário ter atenção em cada etapa da execução do evento, o que envolve o seu planejamento, a sua realização e o pós evento, que é o acompanhamento dos resultados alcançados após a sua realização”, diz a empresária.


Bruna San Freitas

Carioca, jornalista e profissional de relações públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atenciosa ao mercado, possui as certificações HubSpot e Rock Content em Produção de Conteúdo, Inbound e Outbound Marketing, além de cursos diversos como cerimonial, telejornalismo, sustentabilidade empresarial, linguagem corporal, entre outros estudos. Sua experiência como repórter em jornal impresso e online em diversas editorias e em revista somam mais de nove anos. Passando ainda, pelas áreas de assessoria de comunicação e imprensa, eventos, vendas, gestão e planejamento estratégico de campanhas e ferramentas de marketing, gerenciamento de redes sociais, publicidade física e online, gestão de pessoas e gerenciamento nas ações em prol da imagem e reputação. Sempre determinada e focada, possui uma grande disposição em aprender sempre mais e compartilhar os seus conhecimentos. Acreditando que escrever histórias e dividir saberes, é uma forma de enriquecimento na bagagem de vida.