Unha de gel x câncer; como identificar?

Miss descobre câncer escondido embaixo da unha

Karolina Jasko, que concorreu ao miss Estados Unidos, desenvolveu um melanoma

A Miss Illinois Karolina Jasko, 21, revelou que teve um câncer de pele em 2016 e que sua unha de gel encobriu o tumor e prejudicou seu diagnóstico. A história da modelo foi publicada no site Today na quarta-feira (1).

Karolina costumava fazer a técnica de uma a duas vezes por mês. Em uma visita ao salão, notou uma marca escura logo abaixo da unha. No começo, achou que se tratava apenas de um hematoma. Entretanto, uma semana depois, seu dedo começou a ficar inchado e vermelho e, pensando que fosse uma infecção, correu para uma consulta médica.

O dermatologista que a atendeu fez uma biópsia e confirmou: aquela linha escura em sua unha era, na realidade, melanoma, um tipo de câncer raro de pele.

Aos 21 anos, Karolina revelou que teve toda a unha do polegar removida em cirurgia e ficou tão envergonhada que cobriu o dedo com um curativo por praticamente um ano inteiro.


Polegar de Karolina após a cirurgia (Facebook/Reprodução)

Melanoma de unha

O “melanoma de unha” ou “melanoma subungueal” é um câncer que atinge os tecidos do leito ungueal, parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. Esse câncer é mais comum nos polegares, mas podem afetar qualquer unha, seja da mão ou do pé. 

Os sintomas incluem uma faixa de pigmentação escura que cobre a unha, fragilidade e sangramento no local afetado. O câncer é difícil de ser diagnosticado por ter características semelhantes a um hematoma ou infecção, como foi o caso de Karolina.

Os médicos ainda não sabem o que causa o melanoma subungual, mas sabem que a exposição ao raio UV, como acontece na aplicação das unhas de gel, podem acelerar seu crescimento.

Prevenção contra câncer de pele

Atualmente, a jovem segue trabalhando como Miss Illionois e estuda na Universidade de Illionois, em Chicago, e conta que ainda frequenta salões de beleza para fazer as unhas, mas não passa mais por procedimentos envolvendo o raio UV.

.
(FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/KAROLINA JASKO)

Ela conta que, agora, quer usar meios para defender a prevenção contra câncer de pele. “Você não pode evitar sua genética, mas pode prevenir problemas de saúde”, diz. “Tome precauções de segurança, use protetor solar, e se você fizer as unhas, tente evitar os raios UV”,sugere.