Venezuela está reabrindo fronteira com o Brasil

Foto/AFP

A Venezuela está reabrindo suas fronteiras com o Brasil e a ilha caribenha de Aruba, disse nessa sexta-feira (11), o ministro da Indústria da Venezuela, Tareck El Aissami. O governo do presidente Nicolás Maduro fechou as fronteiras em fevereiro, em meio a uma campanha da oposição para levar ajuda humanitária ao país, que sofre um colapso econômico na disputa de poder entre Maduro e o líder da oposição Juan Guaidó.

“Queremos convertê-lo em uma região de fronteira pacífica”, disse Aissami em um discurso na televisão estatal.

“Recebemos garantias de que nossa soberania será respeitada e que não haverá interferência em assuntos que deveriam ser tratados pelos venezuelanos”, acrescentou.

Muitos países latino-americanos e europeus, incluindo o Brasil (dirigido pelo governo de Bolsonaro), Colômbia e Holanda, reconheceram Guaidó como o líder legítimo da Venezuela depois que ele invocou a constituição do país para assumir uma presidência interina em janeiro, argumentando que a reeleição de Maduro em 2018 era ilegítima.

Maduro chama Guaidó de fantoche dos Estados Unidos, que está tentando derrubá-lo em um golpe.

O governo americano vem fazendo várias sanções, especialmente nas vendas de petróleo, para que Maduro saia do poder. Recentemente Washington colocou mais duas companhias de navegação e dois navios petroleiros em sua lista negra.

Apesar das severas sanções Maduro continua no poder, apoiado por Cuba, Rússia e China, também mantém o apoio das instituições militares e outras de seu país.


Chadia Kobeissi

Jornalista formada no Líbano, em Beirute, com diploma revalidado pela USP e especialização em Civilização Árabe-Islâmica. Trabalhou como Correspondente Internacional para a Rfi, "Rádio França Internacional", que transmite também para a CBN do Brasil. Fundadora da Gazeta de Beirute, e autora do livro Estado Anti-Islâmico. Teve experiências incríveis em seus 8 anos de Oriente Médio, entendendo e desmistificando para o Ocidente, este outro lado do mundo.