Antônio, o Santo popular

A partir de hoje a Rede4News vai estar exibindo uma série, com 12 episódios, sobre a vida de Sto. Antônio. Conhecido como Santo Casamenteiro, ele é considerado o mais popular do Brasil junto à São João e São Pedro, todos os 3 festejados neste mês de junho.

A festa de Sto. Antônio é comemorada no dia 13, e abre o ciclo de festejas juninas do Nordeste, mais popular que o famoso carnaval baiano porque envolve os moradores dos 417 municípios do estado.

Nos 12 dias que antecedem é rezada, nas casas e igrejas uma trezena. A série retrata esse período de muita devoção e fé. Os episódios são narrados pelo Padre Rogério Silva, pároco da igreja de Santo Antônio de Portão, um bairro da cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

A série marca também a estreia do canal Rede4News no Youtube.

Episódio 01/12

Neste primeiro episódio Pe. Rogério fala do nascimento de Sto. Antônio e da importância que ele tem para a igreja católica.

Episódio 01/12

Episódio 02/12

Este episódio narra a trajetória religiosa de Sto. Antônio. A formação Agostiniana e a opção em se tornar Franciscano. A mudança para a Itália onde morreu na cidade de Pádua e a paixão pela vida religiosa.

Episódio 02/12

Episódio 03/12

Sto. Antônio de Pádua. Sto. Antônio de Lisboa. Sto. Antônio de Portão. As muitas denominações dadas a Sto. Antônio é o tema deste episódio. Em qualquer cidade brasileira, principalmente no nordeste existe uma paróquia devota de Santo Antônio

Episódio 04/12

Neste episódio Pe. Rogério explica que a fama de ser um “Santo Casamenteiro”, ou seja, aquele que arruma um parceiro ou parceira para alguém é apenas uma das muitas virtudes do santo. Antônio. Ele tem uma importância muito maior para a igreja do que ser reconhecido apenas como “Santo Casamenteiro”

Episódio 05/12

O prazer de celebrar a trezena, é o tema deste quinto episódio. A alegria e a devoção em fazer a “festa da vida” como define padre Rogério.

Episódio 06/12

Sto. Antônio morreu numa terça-feira e por isso as missas celebradas neste dia, nas paróquias que levam o nome do santo, homenageiam Antônio. Ele também ficou famoso pela distribuição de pães aos pobres e por isso no final das celebrações acontece a entrega desses pães.

Episódio 07/12

Durante um período as procissões foram suspensas na comunidade de portão. Assim que elas foram retomadas a festa passou a ser animada por filarmônicas ou fanfarras, como alguns preferem chamar. Padre Rogério detalha neste episódio como isso aconteceu e como a iniciativa ajudou a revitalizar a procissão.

Episódio 08/12

A santificação de Sto. Antônio é o tema deste episódio. Apenas 11 meses depois de morto ele se tornou santo, eliminando todos os processos que antecedem uma santificação.
Mas isso não acontece por acaso. Assista ao episódio para entender melhor porque Santo Antônio passou tão rapidamente da condição de cidadão comum para se tornar santo.

Episódio 09/12

A devoção à Sto. Antônio não se limita apenas a frequentar a igreja durante a missa.
Mobilizar os fiéis para participar de ações sociais tem sido uma grande preocupação do padre Rogério. Um trabalho que se amplia com o fundamental apoio da caritas paroquial, uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

Episódio 10/12

Neste episódio padre Rogério detalha como acontecem os festejos e os preparativos que antecedem a novena. Toda a comunidade católica se envolve com a festa e o resultado, só assistindo.

Episódio 11/12

Com a proximidade do 13 de junho, data que acontece a missa solene e a procissão, é hora de agradecer. São muitas as pessoas envolvidas, famílias inteiras pais, mães e filhos, e organizadores começam os preparativos com muitos meses de antecedência. Nos dias mais próximos da festa a igreja matriz fica bastante movimentada e até as celebrações são suspensas. Tudo para que o resultado seja o melhor possível.

Episódio 12/12

Uma das festas mais bonitas de Sto. Antônio acontece em Sto. Amaro da Purificação. Terra de Caetano, Bethânia e J Veloso. O sobrinho de Caetano é o autor da trilha deste clip que encerra esta série. Claro que não foi possível colocar toda a intensa beleza da festa, mas as imagens refletem o carinho, devoção e fé que os fiéis depositam em Sto. Antônio. Viva Santo Antônio.


Toda a produção é do jornalista Paulo Coutinho.

Paulo Coutinho se define como carioca de nascimento, paulista de criação e baiano de coração. Estudou jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Trabalhou nas principais emissoras de televisão e rádio do estado como, repórter, apresentador, editor e chefe de redação. Com grande experiencia no marketing politico já participou de 15 campanhas, para presidente, governador e prefeito. Atualmente atua como free lancer na produção de conteúdo para audiovisual para todas as mídias