Cerca de 2 milhões de brasileiros ainda não sacaram o PIS/PASEP

Quem trabalhou de carteira assinada durante o ano de 2017 pode ainda estar deixando uma grana para trás, segundo os números da Caixa Econômica Federal, 1,9 milhões de trabalhadores da iniciativa privada ainda não sacaram o PIS, e o Banco do Brasil informa que 230 mil servidores não sacaram o PASEP, isso significa que cerca de R$ 1,4 bilhões ainda estão parados, esperando esses trabalhadores.

O prazo para sacar esse benefício está terminando, e vai até o final desse mês, os valores variam de R$ 84 à um salário mínimo, isso por causa que depende a quantidade de meses que a pessoa trabalhou durante o ano.

Para ter direito ao abono o trabalhador precisa ter cadastro no PIS/PASEP de no mínimo cinco anos e ter trabalhado formalmente pelo menos sessenta dias durante o ano de 2017, ganhando no máximo dois salários mínimos.

Normalmente os bancos divulgam as datas que os valores estão liberados através de um calendário escalonado pelo mês de aniversário, e quem é correntista dos bancos dos referidos programas PIS (CAIXA) e PASEP (Banco do Brasil) recebe diretamente na conta.

Agora, se você não sabe se já recebeu ou se tem direito poderá consultar através dos seguintes canais:

Profissionais que são cadastrados no PIS, recebem através da Caixa, e podem consultar através do aplicativo Caixa Trabalhador, através do site da Caixa, pelo telefone 0800 726 02 07 e pelo Cartão do Cidadão através das máquinas de auto-atendimento.

Servidores que são cadastrados no PASEP, recebem através do Banco do Brasil, e a consulta é feita pelo site do Banco do Brasil e pelo telefone 0800 729 0001.