21 modelos de eventos para alavancar a comunicação de sua empresa

Eventos, ferramenta estratégica para a comunicação e marketing das organizações

Os eventos além de ser uma maneira descontraída de aumentar o networking, também é uma importante ferramenta de comunicação empresarial. Eles vão muito além de simples festinhas, contribuindo para alcançar os objetivos da comunicação empresarial, institucional e claro, a geração de negócios.

Como diz a relações públicas, Bruna Silva. “Através desta ferramenta, as organizações podem apresentar suas propostas diretamente a um público-alvo, com a garantia de retorno das ações tanto de comunicação como de marketing”, conta.

Imagem de Pexels

Conheça agora 21 diferentes tipos de eventos para melhorar ainda mais a comunicação de sua empresa.


1)Simpósio: é a união de especialistas com a direção de um moderador onde é realizada uma apresentação de tema de interesse, muitas vezes de caráter científico, com um público selecionado.
2) Congresso: é a discussão de temas de interesse específico a um grupo profissional em um ambiente associativo.
3)Seminário: grupo de atividades com o intuito de desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem através do trabalho de treinadores especializados.

Imagem de 정훈 김

5)Festival: apresentação de vários artistas para um público diverso.
6) Show: apresentação um artista ou mais para um público diverso.
7) Festival (arte): apresentações de artistas de cinema/música/artes plásticas/televisão/etc.
8) Festival (hobbie): agrupamento de apaixonados por determinado hobbie para assistir exibições dessa atividade.
9)Painel– um pequeno grupo realiza uma apresentação para um grande grupo em uma reunião questionadora.

Imagem de Free-Photos

10)Convenção: geralmente é o lançamento de um produto ou serviço ou comemoração em uma reunião de profissionais da mesma área.
11)Conferência: uma autoridade de determinado assunto realiza uma exposição para um grande público. Sendo essencial a existência de um presidente de mesa para condução dos trabalhos.
12)Palestra: um especialista expõe determinado tema, seguido de perguntas e debates com o público.
13) Concurso: é a disputa de concorrentes por determinado prêmio. Também podendo ser, a realização de uma prova.

14)Gincana: concorrência entre equipes.

Imagem de Free-Photos


15)Feira, Salão: são eventos com cunho comercial em sua maioria. A feira pode ser realizada tanto aberto quanto fechado e possui barracas, quiosques e estandes, enquanto que o salão costuma ser fechado.
16)Mostra, Exposição: a mostra é uma forma clara e rápida de exibir determinados produtos. Enquanto a exposição é a exibição de determinado produto podendo alcançar um maior período.
17)Workshop: tem o intuito de gerar o aprendizado, revelando propostas de idéias e como concretizá-las.

18)Entrevistas coletivas e individuais: jornalistas fazer perguntas para um entrevistado, seja a entrevista para vários jornalistas em um mesmo momento ou para um só.
19)Debate: discussão entre dois oradores, onde cada um defende o seu ponto de vista sobre determinado tema sem interferência do público.
20)Mesa redonda: semelhante ao debate, porém possui mais participantes.
21)Fórum: possui intensa participação do público com o intuito de comover a opinião pública sobre alguns problemas sociais.





Bruna San Freitas

Carioca, jornalista e profissional de relações públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atenciosa ao mercado, possui as certificações HubSpot e Rock Content em Produção de Conteúdo, Inbound e Outbound Marketing, além de cursos diversos como cerimonial, telejornalismo, sustentabilidade empresarial, linguagem corporal, entre outros estudos. Sua experiência como repórter em jornal impresso e online em diversas editorias e em revista somam mais de nove anos. Passando ainda, pelas áreas de assessoria de comunicação e imprensa, eventos, vendas, gestão e planejamento estratégico de campanhas e ferramentas de marketing, gerenciamento de redes sociais, publicidade física e online, gestão de pessoas e gerenciamento nas ações em prol da imagem e reputação. Sempre determinada e focada, possui uma grande disposição em aprender sempre mais e compartilhar os seus conhecimentos. Acreditando que escrever histórias e dividir saberes, é uma forma de enriquecimento na bagagem de vida.