Cadastro Positivo começa a valer para todos

Depois da sanção do presidente Jair Bolsonaro, o cadastro positivo começa a valer para todos os consumidores, mas ela ainda precisa de regulamentação de alguns pontos pelo Banco Central. A lei foi sancionada em abril e ainda não está muito clara as regras como será utilizado esse cadastro.

O cadastro positivo funciona como um banco de dados que irá apontar os bons pagadores, ele já existe desde 2011, mas as pessoas precisavam autorizar para poder está nesse cadastro, com a lei inverteu, obrigando todos a entrarem no cadastro. Agora os bancos e empresas poderão incluir o nome dos consumidores sem autorização prévia como já acontece no momento da negativação.

Se o consumidor não quer seu nome nessa lista, poderá solicitar a exclusão a qualquer momento, mas ainda não está tão claro como será feito esse procedimento. Especialistas acreditam que com o cadastro positivo muitas pessoas que antes não conseguiam, devido estarem com sua pontuação de score baixa, agora com essas informações será mais fácil, ainda acreditam também que com isso as taxas de juros também caiam para os bons pagadores, isso não dá para saber ao certo…

Atualmente são 15 milhões de pessoas que aderiram o cadastro espontaneamente, agora com a nova lei, esse número pode chegar à 100 milhões