Inclusão com propósito

INSTITUTO METASOCIAL FORMA NOVA TURMA NO CURSO DE BANHISTAS DE PET PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU SOB VULNERABILIDADE SOCIAL

Com a Mundo Animal e MSD Saúde Animal como patrocinadores, a formatura será dia 02 de julho no auditório do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal

Dia 02 de julho de 2019, 11 novos banhistas de pet estarão prontos para disputar uma vaga no mercado de trabalho, sendo que seis deles têm deficiência intelectual ou outros transtornos. Essa é uma iniciativa do Instituto MetaSocial, uma OSC – Organização da Sociedade Civil – que existe há 26 anos, responsáveis pelo famoso slogan “Ser Diferente é Normal”.

Fernando Heiderich, Vice-Presidente do IMS, elaborou essa iniciativa a partir da experiência anterior da OSC capacitando pessoas com e sem deficiência para o mercado de trabalho em salões de beleza, iniciado há mais de 17 anos em Campinas, SP. Ele conta com um time experiente nessa área, assim como com a conselheira do MetaSocial, Andrea Barbi.

Desde 2013 no projeto “Beleza em Todas as suas Formas” (que já capacitou mais de 160 alunos com deficiência intelectual como auxiliares de cabeleireiro), Andrea Barbi assumiu também em 2018 a coordenação do Sou+Pet, um curso profissionalizante de banhistas de pet para pessoas com deficiência intelectual ou sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social. 

Módulos e metodologia

O primeiro contato com os animais já foi feito na aula de pré-seleção. “Ali pudemos observar se já existia afinidade”, afirma Andrea.A primeira parte aborda o comportamento no ambiente de trabalho. O segundo módulo trata o conhecimento das características de cada animal e de suas pelagens, além das técnicas de lavagem e secagem. O conteúdo técnico do projeto Sou+Peté igual ao de um curso apostilado tradicional. “O que muda é o método de ensino, intuitivo e experiencial,” explica Andrea.

Empregabilidade Assistida após o curso

“Cada formando com deficiência receberá apoio para sua colocação em petshops na grande SP, com técnicas de emprego apoiado.  Todos os talentos terão seus currículos divulgados aos petshops, com apoio do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal.Com projetos dessa natureza damos visibilidade positiva mostrando o valor que essas pessoas agregam nas áreas onde são contratadas” diz Fernando Heiderich, que além de idealizador desse projeto é consultor também em diversidade e inclusão corporativa. “O trabalho é uma das esferas mais importantes de inclusão pela autoestima, aumento da independência, novas relações e o empoderamento que traz a todos eles” diz Heiderich. 

A Mundo Animal, com mais de 33 anos no mercado pet, fornece o local e alguns técnicos e também apoia e patrocina o Sou+Pet. “Nos interessamos pela questão de inclusão e para fazer valer a pena ainda mais ao nosso trabalho e as nossas vidas. É muito animador e gratificante estarmos associados a uma ação tão especial e que faz tanta diferença para a sociedade”, afirma Priscila Martins, diretora comercial da Mundo Animal. 

A MSD Saúde Animal, também patrocinadora desde a 1ª turma, ressalta a importância desta iniciativa “Ter a oportunidade de participar não só como patrocinador mas também, compartilhando conhecimentos relevantes para a formação dos banhistas é gratificante. A troca de experiências com os alunos é enriquecedora e com certeza agrega muito valor ao dia a dia de todos aqueles que participam do projeto.” ressalta Silvana Badra Gerente de Produtos da MSD Saúde Animal. Delair Bolis, Gerente Geral da MSD Saúde Animal afirma “Para nós, ter o Luciano Galhardi, um dos formandos da 2ª turma do Projeto, como parte do nosso time, melhorou e contribui significativamente com o ambiente positivo, colaborador, inclusivo e de aceitação a diversidade que temos na MSD Saúde Animal. Ser um parceiro do Instituto MetaSocial é um privilégio, pois vai ao encontro com a nossa causa que é melhorar a vida das pessoas e a saúde e bem-estar dos animais.”.