Após Alemanha, Noruega também bloqueia milhões para preservação da Amazônia

Nesta quinta-feira (15), a Noruega afirmou que irá bloquear suas contribuições para o combate ao desmatamento da Amazônia, assim como fez a Alemanha em Julho.

O Ministro do Meio Ambiente norueguês, Dagens Naeringsliv, afirmou que o Brasil quebrou o acordo firmado com a Noruega e Alemanha de combater o desmatamento.

“O Brasil quebrou o acordo com a Noruega e a Alemanha desde que suspendeu a diretoria e o comitê técnico do Fundo para a Amazônia”, afirmou o ministro norueguês. “Eles não poderiam ter feito isso sem que a Noruega e a Alemanha concordassem”, prosseguiu.”O que o Brasil fez mostra que eles não querem mais parar o desmatamento.”

A verba que a Noruega vai congelar é de 133 milhões de reais, a Alemanha que foi a primeira a suspender as contribuições de 155 milhões de reais, afirmou que apesar de apoiarem a região amazônica, parece que o presidente não tem essa prioridade no momento.

Jair Bolsonaro afirmou que a Alemanha deveria usar o dinheiro que bloquearam, para reflorestar o próprio país.

“Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, ok? Lá precisa muito mais que aqui.”

Jair Bolsonaro ainda afirmou que estes países querem comprar o Brasil a prestações.

A situação da Amazônia está ainda mais delicada, especialmente sem o apoio desses países. Dados do início de Agosto mostraram que nos últimos meses, a Amazônia perdeu quase 6 quilômetros quadrados, 40% mais do que ano passado.

O presidente nega que estes dados sejam verdadeiros.


Chadia Kobeissi

Jornalista formada no Líbano, em Beirute, com diploma revalidado pela USP e especialização em Civilização Árabe-Islâmica. Trabalhou como Correspondente Internacional para a Rfi, "Rádio França Internacional", que transmite também para a CBN do Brasil. Fundadora da Gazeta de Beirute, e autora do livro Estado Anti-Islâmico. Teve experiências incríveis em seus 8 anos de Oriente Médio, entendendo e desmistificando para o Ocidente, este outro lado do mundo.