Nova vacina contra meningite entrará no calendário da rede pública

O calendário de vacinação da rede pública terá uma nova vacina contra meningite. O Ministério da Saúde informou que a vacina contra o vírus meningococo tipo ACWY conjugado entrará no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje a rede pública oferece proteção apenas para o sorotipo C da doença, mas com o aumento do número de casos, principalmente do tipo W em estados como Santa Catarina, que dos 20 casos confirmados este ano pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, 6 foram do tipo W o Ministério da Saúde decidiu acatar a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) para ampliar a vacinação contra meningite.

A vacina ainda não tem data confirmada para entra no calendário, o Governo Federal encontra dificuldade de conseguir um laboratório que produza esta vacina em grande escala. Nos últimos anos houve certa instabilidade na entrega da vacina contra meningite B na rede particular.

A vacina

A vacina contra meningite ACWY é inativada, portanto não há risco de desenvolver a doença. Hoje é recomendada a partir dos 3 meses de vida com uma segunda dose aos 5 meses e um reforço com 1 ano de idade.

Vacina contra meningite ACWY / Foto: Felipe Cruz

Segundo a Doutora Lily Yin Weckx, infectologista coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES) da Unifesp, existem mais casos de meningite do tipo C, mas como a vacina está disponível na rede pública o número de casos está caindo. Enquanto o sorotipo B continua estável, não havendo crescimento. E existe um aumento nos casos de tipo WY no Brasil e em alguns países da América latina. Inicialmente a vacinação deve acontecer em adolescentes.


Felipe Nascimento Cruz

Paulistano, com formação em jornalismo e publicidade. Um ex jogador de futebol que acredita que a comunicação pode mudar o mundo.