Última semana para conferir exposições gratuitas em SP

“Maquinaria”, de Marcelo Masagão, e “Enfoque”, de Diego Castro, ficam em cartaz até domingo, 18 de agosto, com entrada gratuita no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

A exposição, de Marcelo Masagão, é composta por imagens exibidas em dois suportes desenvolvidos pelo artista. “Desde 2016, me dedico à fotografia, em especial aos suportes de exibição de imagens. A Foto Escultura Moebius reúne em um só objeto dois tipos de circularidades: da Banda de Moebius e a das fotos panorâmicas. Já o Foto-Livro-Papiro recupera uma experiência milenar de visualização de livros: o papiro”, explica Masagão.

Nesta exposição, as obras avançam para além do espaço expositivo do edifício Joaquim Nabuco e ocupam também a Praça Sem Nome do centro cultural. “Tenho o interesse de deslocar as obras para outros ambientes diferentes do museu: prédios, praças, árvores, água e o vento podem ser singulares ambientes para a exibição de imagens.”

Giselle Beiguelman, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e curadora de Maquinaria, enfatiza que “o que está em jogo na exposição são formas de ver o mundo e de estar na cidade. Não é possível visitá-la apenas com os olhos. É preciso que se mobilize o corpo na sua integralidade”.

Já a exposição “Enfoque”, de Diego Castro, tem como assunto central os percursos da informação na mídia. O processo de trabalho se inicia no arquivamento sistemático de materiais encontrados nos meios impressos e digitais de comunicação. Nessa apropriação, o critério seletivo é guiado pela repetição e o contexto no qual se veicula a informação. 

A estratégia apresentada são as articulações dos materiais coletados revelando-se no tratamento das imagens, altamente difundidas, que perdem seus detalhes por meio da inserção de cor, mas guardam índices que as tornam reconhecíveis em inúmeros contextos. As imagens de manifestações e conflitos (como objetos associados à noção de autoridade nos meios de comunicação), por exemplo, são reduzidos a um contraste cromático vibrante, identificáveis, entretanto, como ícones familiares por sua presença incessante como imagem nos dias atuais. 

Serviço:

Exposições “Maquinaria” e “Enfoque”

Centro Universitário Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antonia, 258 (próximo às estações Higienópolis da linha amarela e Santa Cecília da linha vermelha do metrô)
Visitação: até domingo, 18 de agosto de 2019. Terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Demais informações: (11) 3123-5202


Sandra Lima

Jornalista há 28 anos, atua com comunicação corporativa, e escreve sobre cultura, saúde, meio-ambiente, educação, ciência e tecnologia e responsabilidade social. Mestre em cinema e educação, adora conversar, ir ao cinema, escutar música e admirar a natureza. Sugestões de pauta - pauta.rede4news@gmail.com