Rede pública de saúde tem nova vacina contra pneumonia

 A rede pública de saúde tem um novo agente contra pneumonia, a vacina Prevenar 13 valente que protege contra os treze subtipos mais comuns da bactéria pneumococo já esta disponível de forma gratuita para pacientes acima dos 5 anos de idade que apresente algumas das seguintes condições clínicas: pacientes oncológicos, paciente com HIV/AIDS, pacientes submetidos a transplante de medula ósseas e transplantes de órgãos. Segundo o Ministério da Saúde, esses casos são considerados de alto risco para a doença.

A inclusão dessa vacina era estudada desde 2018, a rede pública já contava com a pneumocócica conjugada 10 valente, usada no calendário comum, e pneumocócica 23 valente para pacientes de alto risco, mas a P13 produzida pela laboratório Pfizer é a única que protege contra os tipos mais comuns da doença (1,3,4,5,6A,6B,7F,9V,14,18C,19A,19F,23F). Ela já estava disponível da rede particular.

O estreptococcus pneumoniae ou popularmente pneumococo é uma bactéria que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mata cerca de 1,6 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Doenças como pneumonia, meningite, otite (uma inflamação no ouvido), osteomielite (infecção nos ossos) e sinusite são algumas enfermidades causadas por esta bactéria.

Os pacientes considerados de risco já tinham acesso à vacina Pneumo 23, mas ela é menos eficaz e tem uma proteção menor. Agora o tratamento pode ser complementado.  Segundo a Dra. Anna Carla Castañeiras, infectologista do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especial) do Hospital das Clínicas em São Paulo, é indicado vacinar a Prevenar 13 primeiro e com intervalo mínimo de 2 meses, faz o reforço com a Pneumo 23. Quem começou com a P23 precisa de um intervalo de pelo menos 1 ano para fazer a P13. A vacina costuma dar algumas reações como: dor local, febre e vermelhidão, mas são considerados normais.

A vacina é segura e não tem contraindicação, desde recomendada pelo médico. Neste primeiro momento não estará disponível em todos os postos segue a lista dos Centros de Referência que fazem a imunização: http://familia.sbim.org.br/images/files/lista-cries.pdf


Felipe Nascimento Cruz

Paulistano, com formação em jornalismo e publicidade. Um ex jogador de futebol que acredita que a comunicação pode mudar o mundo.