Georges Elhedery Nomeado como CEO do Grupo HSBC a Partir de 2 de Setembro
2 min readO HSBC anunciou nesta quarta-feira que nomeou Georges Elhedery como CEO do grupo, a partir de 2 de setembro.
Elhedery, que atualmente é o diretor financeiro, substituirá o atual chefe Noel Quinn em setembro.
No final de abril, o HSBC anunciou inesperadamente que Quinn deixaria o cargo após quase cinco anos à frente do banco.
A nomeação de Elhedery como CEO ocorre menos de dois anos após ter sido promovido a diretor financeiro em janeiro de 2023. Ele continuará a atuar como CFO do grupo durante o período de transição, informou a empresa em comunicado.
“Estou profundamente honrado pela confiança depositada em mim para liderar esta grande instituição no futuro. Trabalhando em conjunto com nossa talentosa equipe, espero entregar um valor excepcional aos nossos clientes e investidores, impulsionando um forte desempenho em uma trajetória de crescimento sustentável”, disse Elhedery.
O presidente do Grupo HSBC, Mark Tucker, chamou Elhedery de “um líder e banqueiro excepcional que se preocupa profundamente com o Banco, nossos clientes e nossa equipe.”
Elhedery trabalhou em várias regiões ao longo de sua carreira, abrangendo Ásia, Europa e Oriente Médio. O banco afirmou que “ele demonstrou sua visão estratégica e perspicácia, além de uma profunda perspectiva internacional”, acrescentando que o Conselho o considerava um “candidato excepcional.”
O banco ainda não anunciou um sucessor para Elhedery como CFO.
Quinn trabalhará em estreita colaboração com Elhedery para garantir uma “transição suave e ordenada das responsabilidades,” disse o HSBC. Quinn permanecerá disponível para a empresa enquanto estiver em licença de jardinagem até o término do seu período de aviso prévio de 12 meses em 30 de abril de 2025.
Quinn afirmou em abril: “Após cinco anos intensos, agora é o momento certo para eu encontrar um melhor equilíbrio entre minha vida pessoal e profissional. Pretendo seguir uma carreira de portfólio daqui para frente.”