22 Janeiro 2025

Intelbras: Líder em Soluções de Segurança e Tecnologia no Brasil

2 min read

A Intelbras, fundada em 1976 no estado de Santa Catarina, começou suas operações com a fabricação de centrais e aparelhos eletrônicos. Desde então, a empresa se consolidou como uma das principais referências no mercado de segurança eletrônica e comunicação no Brasil.

Expansão e liderança no mercado

Atualmente, a Intelbras é reconhecida como a maior fabricante nacional de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica, além de comunicação. Segundo informações baseadas no monitoramento de dados de importação (Midi), a empresa está presente em 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo eletrônico e exporta seus produtos para diversos países. Sua robusta rede de distribuição inclui 370 distribuidores e cerca de 80 mil revendedores.

Diversificação do portfólio

Com o passar dos anos, a Intelbras diversificou e ampliou sua linha de produtos. Hoje, oferece soluções completas em segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação, energia e energia solar. A integração entre essas soluções permite atender diferentes setores, como o empresarial, residencial e condominial.

Entre os produtos comercializados estão câmeras de vídeo, alarmes, fechaduras eletrônicas, roteadores, telefones corporativos, rádios comunicadores, baterias, cabos e até mesmo painéis de energia solar. Além disso, a empresa também fornece softwares para monitoramento, armazenamento e gerenciamento de dados, o que completa sua oferta de soluções tecnológicas.

Resultados financeiros

Nos primeiros nove meses de 2020, a Intelbras registrou uma receita operacional líquida de R$ 1,5 bilhão, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2019. O lucro também teve alta, com um aumento de 2,6%, alcançando R$ 121 milhões.

Planos de crescimento

Com os recursos obtidos por meio de sua oferta primária, a Intelbras pretende direcionar os investimentos para quatro áreas estratégicas. Cerca de 36% do capital será destinado ao crescimento inorgânico, enquanto 26% será utilizado para expandir sua capacidade produtiva. Outros 21% estão reservados para ampliar os serviços de locação de produtos, e 17% para o fortalecimento de canais internos verticais e de varejo.

A oferta secundária contou com a venda de ações pelos acionistas da família Freitas, fundadores da companhia.

Com sua trajetória marcada por inovação e liderança no mercado nacional, a Intelbras continua a investir na expansão de suas operações e no desenvolvimento de novas tecnologias para atender às crescentes demandas do setor