27 Abril 2024

A Longa e Difícil Jornada do Reddit Rumo à Oferta Pública Inicial

3 min read

O site, que remete a uma era anterior das redes sociais, está prestes a se tornar público já na próxima semana. Chegar a esse ponto não foi fácil.

Durante uma crise de liderança em 2015, o Reddit convidou Steve Huffman, um de seus fundadores, a retornar para comandar a plataforma de mídia social.

Huffman, que estava trabalhando em um site de viagens, não estava ansioso para voltar. O Reddit era uma dor de cabeça. Estava enfrentando uma constante troca de diretores executivos. Sua vasta comunidade de usuários era combativa com a gestão. A propriedade do Reddit também era complicada, e sua tecnologia estava atrasada em relação aos concorrentes.

“Eu corri para dentro do prédio em chamas”, disse Huffman em um podcast de 2017, descrevendo seu retorno.

Este mês, o Reddit está prestes a alcançar o mercado de ações em uma das primeiras ofertas públicas iniciais de tecnologia do ano. Sua movimentação se destaca. Ao contrário de uma recente safra de startups focadas inteiramente em inteligência artificial, a empresa de 19 anos remete a uma era anterior das redes sociais. Também tenta se tornar pública em um momento em que os investidores têm sido céticos em relação às ofertas de tecnologia.

Mas o que mais se destaca é que o Reddit consegue se tornar público.

Após ser pioneiro nas mídias sociais, a empresa com sede em São Francisco estagnou por anos. Enfrentou questionamentos e controvérsias por sua postura liberal em relação à liberdade de expressão. Lutou para construir um negócio viável e inicialmente resistiu à publicidade — até que não resistiu mais.

Após o retorno de Huffman, as receitas da empresa saltaram para mais de 800 milhões de dólares por ano, de 12 milhões, e seus funcionários para 2.000, de 80. Mas Huffman continuou enfrentando obstáculos. Em junho passado, quando aumentou as taxas para desenvolvedores independentes que usavam os dados do Reddit, muitos moderadores no site se revoltaram fechando seções da plataforma. E surgiram questionamentos sobre o papel da empresa na disseminação de desinformação.

“O Reddit conseguiu sobreviver, quase apesar de si mesmo”, disse Ellen Pao, ex-diretora executiva do Reddit que comanda o Project Include, uma organização sem fins lucrativos no Vale do Silício focada em diversidade.

Esta semana, enquanto o Reddit iniciava uma rodada de apresentações para atrair investidores em potencial, os obstáculos enfrentados eram aparentes. A empresa disse que estava planejando arrecadar até 748 milhões de dólares em sua oferta, vendendo cerca de 22 milhões de ações a 31 a 34 dólares cada, de acordo com um arquivo. Isso colocaria sua avaliação em torno de 6,4 bilhões de dólares, abaixo da avaliação de 10 bilhões de dólares que alcançou em 2021 durante uma rodada de financiamento privado.

O ceticismo sobre a IPO estava em exibição em uma conhecida comunidade do Reddit chamada WallStreetBets, um fórum onde as pessoas discutem ações e negociações e que ajudou a impulsionar o surgimento de “ações meme”. Alguns comentaristas disseram que o Reddit não havia provado que poderia ganhar dinheiro com seus usuários ou seus dados.