22 Julho 2024

Nadal e Alcaraz se Unem nas Duplas das Olimpíadas

2 min read

Rafael Nadal e Carlos Alcaraz formarão uma equipe de duplas nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. A notícia foi oficialmente confirmada na quarta-feira por David Ferrer, capitão da equipe masculina da Espanha, em um evento realizado no Real Club de Tennis Barcelona. A equipe espanhola em Paris também incluirá Pablo Carreno Busta, Alejandro Davidovich Fokina e Marcel Granollers.

“Como todos sabem, uma das duplas será formada por Carlos Alcaraz e Rafael Nadal”, disse Ferrer sobre os dois ex-números 1 no ranking PIF ATP, que também competirão em simples. “A segunda equipe ainda está para ser decidida, não está 100% certa. Há uma ideia clara, mas vamos esperar um pouco para decidir. Se nada acontecer para impedir, Rafa e Carlos jogarão juntos em Paris.”

Alcaraz terá que se adaptar a ter um companheiro ao seu lado na quadra; sua história nas duplas é curta. Em sua carreira profissional, o murciano jogou apenas nove partidas no formato de equipe, nenhuma delas nas duas últimas temporadas. Embora sua ascensão meteórica ao topo do tênis masculino tenha ocorrido com pouca experiência nos grandes palcos, adaptar-se à disciplina em equipe oferecerá uma nova oportunidade para o prodígio de El Palmar mostrar sua capacidade de aprender rapidamente.

Por sua vez, Nadal é um dos jogadores mais experientes no circuito quando se trata das Olimpíadas. O mallorquino é o único jogador masculino ativo a ter ganhado uma medalha de ouro em simples e em duplas, um recorde adequado para um dos jogadores mais lendários do esporte.

O espanhol ganhou ouro em Pequim 2008, pouco antes de se tornar o número 1 do mundo pela primeira vez. Em Rio de Janeiro 2016, Nadal completou seu conjunto subindo ao topo do pódio das duplas ao lado de seu amigo próximo Marc Lopez. Este é agora um feito que ele buscará repetir em alguns meses no saibro de Paris 2024.

Emilio Sanchez-Vicario e Sergio Casal, que ganharam prata em Seul 1988, e Alex Corretja e Albert Costa, que conquistaram bronze em Sidney 2000, são os únicos outros medalhistas da Espanha em duplas masculinas olímpicas.

A competição de duplas em Paris consistirá em um sorteio de 32 equipes. Os croatas Nikola Mektic e Mate Pavic são os campeões em título do evento, após vencerem a medalha de ouro em Tóquio 2020.

O torneio de tênis acontecerá de sábado, 27 de julho, a domingo, 4 de agosto, no saibro de Roland Garros. Será a primeira vez que o evento olímpico será disputado no saibro desde Barcelona 1992.